Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Língua Portuguesa é pauta de Jornada na Unemat
Língua Portuguesa é pauta de Jornada na Unemat
29/03/2007 14:56:35
por Coordenadoria de Comunicação Social
Participação em Jornada surpreende organizadores.
Participação em Jornada surpreende organizadores.

As contribuições que os pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso têm dado para o estudo e conhecimento da lingua portuguesa é objeto de análise e discussão na I Jornada de Estudos do Cepel (Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem). O evento começou hoje (29) e segue até o próximo sábado (31) no Centro Cultural de Cáceres.

A jornada de estudos tem como objetivo mapear as pesquisas que são desenvolvidas nos diferentes Câmpusda Unemat e com isso montar grupos de estudos que servirão para embasar a proposta de implantação de um mestrado institucional em linguagem pela instituição.

Para a diretora do Cepel, professora Ana Di Renzo, a participação de acadêmicos e pesquisadores surpreendeu a organização do evento, que esperava uma participação de cerca de 20 pessoas. “Estamos com mais de 100 inscritos participando das discussões, o que é muito proveitoso”, afirma.

O evento tem como tema “Para uma história das Idéias Lingüísticas em Mato Grosso” e conta com a participação de acadêmicos de diferentes cursos como letras, história e direito.

A jornada debate os temas: “A língua e a fronteira”, “A língua, o tempo, a história”, “A língua: identidade e exclusão”, “Língua, interdiscurso, ideologia”, “Língua, sentido, cidade”, “A língua, a instituição, o dizer”, “Língua e literatura em Mato Grosso”, “Língua e literatura em Mato Grosso”, “Língua, ensino, discurso”, “Língua, enunciação, memória”, totalizando oito mesas redondas e uma conferência de abertura, que foi proferida pela doutora Mônica Zoppi, da Unicamp, que discutiu a “Língua e a fronteira”.

O Cepel é vinculado academicamente a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e faz parte do Programa de Qualificação Profissional (PQP) estabelecido com a Unicamp para a formação de pelo menos 12 doutores tendo como característica a formação multiCâmpuse multidisciplinar com o objetivo de congregar todas as pesquisas em linguagem, afim de propiciar a implantação de um mestrado.

Lygia Lima - Coordenadoria de Comunicação

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada